sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mais de US$ 1 bilhão foi gasto com publicidade nos games em 2010

Flavio Croffi

De acordo com um relatório da DFC Intelligence, empresa focada em consultoria de entretenimento, foram gastos mais de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos em campanhas que utilizaram vídeo games como plataforma. Entre as atividades, estavam já contidas no relatório ações dentro dos games, ao redor deles ou jogos com fins publicitários – os advergames.

Mais de US$ 1 bilhão foi gasto com publicidade nos games em 2010 (Foto: Divulgação)

A empresa de consultoria prevê que em 2014 este investimento em publicidade na indústria dos games dobre, chegando a passar dos US$ 2 bilhões. Isso, apenas nos Estados Unidos, já que a companhia prevê que globalmente este número pule para os US$ 7,2 bilhões em 2016.

Games, no entanto, são subutilizados como meio de publicidade. As receitas geradas em um investimento e campanha publicitária em um jogo nem se compara em relação a de outros produtos ou mídias, apesar deste quadro possivelmente mudar significativamente em breve. Um relatório recente estima que DFC a indústria do jogos em todo o mundo gerou US$ 67 bilhões em gastos pelo consumidor em 2011 e crescerá para mais de 81 bilhões de dólares até 2016.

“Os videogames alcançaram não só adolescentes do sexo masculino, mas se tornaram um meio de entretenimento mainstream que toca todos os segmentos da população”, disse o analista Michael Goodman, pesquisador-chefe do relatório.

Ação que é claramente perceptível hoje, com a inundação dos smartphones no mercado. Jogos gratuitos usam e abusam de propagandas e campanhas publicitárias, além de jogos online e aqueles desenvolvidos especialmente para servir como divulgação de um produto ou empresa.

“Os consumidores estão de saco cheio com publicidade e mensagens de marketing por todos os lados. Games, com seu alto grau de imersão e interatividade, são uma solução natural para a construção do conhecimento da marca e influenciar as decisões de compra”, conclui Goodman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário